quarta-feira, 14 de junho de 2006

Aculturamento

Quando Francisco Orellana avistou a tribo formada só de mulheres e comparou-as a tribo das Amazonas, situadas primeiramente no Cáucaso e depois em Copadócio, às margens do rio Termodonte, nomeando o nosso rio de "Rio das Amazonas", iniciou-se o processo de aculturamento na região amazônica.
Tanto espanhóis quanto portugueses, o europeu de modo geral, veio com a finalidade de enriquecer os seus cofres e para justificar esta ganância, abarrotaram de religiosos a nossa região, afirmando que o povo brasileiro necessitava ser salvo, ser resgatado de uma vida profana, errada, sujeita à destruição.
A igreja católica ciente de seus deveres e consciente da realidade, faz a função heróica de salvar, instruindo/alienando o povo amazônico, obstruindo o sistema de aculturamento, processo demorado que salvaria diversas culturas no Amazonas.
Em nome de Deus, os líderes cristãos usam de artimanhas, conscientemente, visto que estudam, para anestesiar a sociedade.
O caminhar juntos, respeitando a liberdade de viver conforme a sua cultura é essencialmente valioso para adquirirmos respeito e dignidade para as novas gerações.
A leitura é importantíssima para a abertura de discursões que integram a comunidade;
"Como um rio, que nasce
de outros, saber seguir
junto com outros sendo
e noutros se prolongando
e construir o encontro
com as águas grandes
do oceano sem fim."
( Thiago de Mello)
Não existe uma cultura melhor que a outra, mas existe a tolerância e a humildade, que regem todos os outros confrontos.