quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Livro: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?

Autor: Spencer Johnson

Numa viagem que fiz a Manaus, encontrei este livro esquecido por alguém no barco e por curiosidade, resolvi lê-lo.

Trata de mudanças e a adaptação a essas mudanças.
Conta a história de uma turma de alunos formados, e em uma reunião para discutir a vida de cada um. Nesta reunião, é contada a história “Quem Mexeu no meu Queijo?” como uma metáfora, em que o queijo é algo conseguido na vida e todos os dias os personagens Sniff, Scurry (ratos), Hem e Haw (duendes) iam ao canto certo para comer o queijo, transformando suas vidas em rotinas. Neste tempo não se preocupavam com o que estava acontecendo ao seu redor, não tinham consciência de suas realidades. Os ratos aceitaram a mudança e por instinto, acharam logo outro queijo, enquanto os duendes tentavam colocar a culpa nos outros e não iam procurar por outro queijo.
Enquanto os ratos tentavam acompanhar as mudanças, olhando todo dia o estoque do seu queijo, os duendes não se preocupavam com nada, achando a fonte inesgotável.
O duende Hem criou coragem e enfrentou as mudanças, reconhecendo em si o erro de não ter acompanhado seu estoque de queijo e compreendido que “as mudanças são certas” e de não ter notado cedo as pequenas mudanças no seu cotidiano.
Num certo tempo, o queijo acabou, o desespero foi geral. No entanto, os ratos como eram mais simples intelectualmente, simplesmente correram pelo labirinto à procura de outro queijo, pois não tinham idéia das adversidades que rodeavam o sistema do queijo. Já os duendes, como eram inteligentes, ficaram à mercê de seus medos, de suas limitações em encarar as mudanças que na maioria das vezes não são repentinas.
“O maior obstáculo da mudança está dentro de você mesmo, e que nada melhora até você mudar”.