segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Hoje é Natal


Dia 25 de dezembro deixou de ser uma festa religiosa para se tornar uma festa de confraternização, pois as famílias se encontram para estreitar os laços de amizade entre elas. Em sua maioria, as famílias, as que têm condições, colocam muita bebida alcoólica e comida para todos os gostos, comemorando a amizade e a harmonia entre todos.
O Natal, instituída oficialmente pelo bispo romano Libério, no ano 354 d. C., é um acontecimento religioso e socialmente muito importante, pois faz lembrar o nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus, que veio mostrar e fundar o Cristianismo. "O Natal é encarado universalmente como o dia consagrado à reunião da familia, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens".
Seria bom se as pessoas olhassem para o futuro com uma nova atitude crítica, refletindo neste dia coerentemente, buscando viver bem.
Para expressar este viver bem é que sito o Gustavo Gutierrez, teólogo peruano, que lutou bravamente para implantar dentro da igreja a Teologia da Libertação, teoria na qual não se deve ser passivo socialmente e sim ativo, buscando realizações aqui na terra e não esperando alcançá-las só no céu.
Este viver bem é relativo, mas deve-se sempre tomar posição consciente para tranformar este mundo tão ingrato com o ser humano em um mundo realmente habitável.
O final de ano torna as pessoas mais flexíveis e portanto mais abertas às mudanças. Esperemos que em 2007, nossas atitudes sejam mais conscientes e duradouras.
Feliz Natal.