terça-feira, 17 de outubro de 2006

Festa Junina em Coari

A festa do boi-bumbá era encenada durante o mês de junho, ao contrário de Parintins, não havia disputa, talvez por esta razão, a festa não tenha evoluído.
Havia apenas uma agremiação - BOI PRATA FINA - comandado pelo Sr. Ioiô, residente na Rua 05 de setembro, conhecida como Rua Nova.
Ele confeccionava o boi, fazia os ensaios em sua casa e comandava as apresentações na frente das casas dos habitantes mais ilustres da cidade.
Todo ano o amo do boi era o Sr. Ioiô, o chefe dos índios era o Sr. Guariba que trabalhava na oficina mecânica do Sr. Wilson Cavalcante e o tripa era o Sr. Jonas, filho do Sr. Ioiô.
As crianças vibravam com a festa, entretanto, tinham muito medo, pois os personagens Catirina e Cazumbá, devidamente mascarados, corriam atrás da garotada para cheirarem o trazeiro do boi e qual a criança que não ficava apavorada pela possibilidade de ser levada pelos mascarados para cheirar parte tão íntima do boi?

Nota: As pessoas antigas de Coari sabem perfeitamente dessas histórias. O Sr. Dimas Teles Rodrigues, tabelião em Coari nesta época, hoje com 89 anos, confirma a história.

Fonte: Edilson Matos Cavalcante.