sábado, 7 de outubro de 2006

RESUMO

Livro: Amor de Perdição
Autor: Camilo Castelo Branco.

É uma novela romântica inspirada em Romeu e Julieta, de Shakespeare.
Simão Botelho e Teresa de Albuquerque estão enamorados, mas suas famílias fazem da separação de ambos uma questão de honra. Simão é levado para Lisboa e Teresa é presa em um convento por não aceitar o casamento com Baltazar Coutinho, um fidalgo. Simão retorna de Viseu, local onde ocorre o romance decidido a resgatar Tereza do convento. Escondido na casa de um ferrador, pois sua família não aceita o romance, Simão tem a proteção da filha do proprietário da casa, Mariana, que acaba se apaixonando por ele. Mariana, mesmo apaixonada, ajuda na correspondência entre Simão e Teresa. Teresa é destinada a outro convento e na hora da mudança tenta se encontrar com Simão. Neste momento, ocorre o assassinato de Baltazar que encontrando com Simão decide convidá-lo para um duelo. Simão atira e mata Baltazar que morre aos pés de Teresa. Simão é preso na cadeia da Revelação, no Porto. Teresa vai para o convento de Monchique, também no Porto. Domingos Botelho, pai de Simão, não ajudava o filho, mas muda de idéia e consegue uma comutação da pena e o degredo para as índias. Mariana, apaixonadamente, também decide ir para as índias. Quando Teresa vê a passagem de navio morre e Simão sabendo da morte da amada também morre no navio. Na hora de jogar o corpo de Simão no mar, Mariana acaba agarrando o cadáver e morre junto com o corpo.

Lógica

Conversando com um amigo protestante sobre a bíblia, constatei uma confiança sem precedentes “na palavra” como ele fala e na não aceitação de qualquer idéia contrária a esta.
Cá com meus botões, fico imaginando no termo lógica que é desconhecido para essas pessoas quando se trata de Deus.
Martin Lutero fixou 95 teses que discordava da igreja Católica e começou neste momento as mudanças tão respeitadas pelo protestantismo.
A Bíblia foi manipulada pela igreja católica por mais ou menos 1.500 anos até aparecer Lutero como salvador da pátria. Ninguém imagina que ela pode ter sido mudada e deixado de ser a palavra de Deus ou Deus escreve certo por linhas tortas como eles acreditam.
E a lógica, nestas horas, vai por ladeira da CAR abaixo.