segunda-feira, 26 de março de 2007

EDUCAÇÃO SE FAZ ASSIM

EDUCAÇÃO SE FAZ ASSIM

No dia 31 de março, a rede municipal de ensino de Coari vai está em festa. Neste dia, serão entregues todos os fardamentos e kits escolares para todos os alunos que fazem parte de rede de ensino do município. O fardamento foi todo costurado em nosso município, pela indústria de confecções de Coari, e os kits são todos os materiais didáticos necessários para o aluno: lápis, canetas, cadernos, borrachas, etc... inclusive material de higiêne pessoal. Todos os materiais são entregues gratuitamente para atender a demanda dos alunos.
A presença do governador Eduardo Braga já está confirmada, neste dia também serão inaugurados os 04 ginásios poliesportivos e o aterro sanitário do município. O aterro sanitário é um diferencial em todo o estado, atendendo todas as especifícações técnicas e devidamente licenciado. Do lixo doméstico até o lixo hospitalar, os resíduos serão devidamente tratados.

Próximo ao inicio das aulas municipais em Coari, foram tomadas algumas providências para que o ensino na Zona Rural do município seja executado sem muitos contratempos, uma vez que as dificuldades naturais do interior são desafios que precisam ser superados tanto por quem adminstra, ensina ou aprende. Todos nós sabemos que as maiores dificuldades na Zona Rural de nossos municípios, são: distâncias, a utilização de barcos para o transporte dos alunos, infraestrutura.A Secretária de Educação Maria Dorimar Granjeiro Pinto, me passou alguns números, que acho interessante compartilhar. Estes números dizem respeito aos contratos recentes, feitos para atender a demanda da educação para a Zona Rural:
720 professores;
312 catraeiros (transportadores);
187 guias;
268 merendeiras;
199 serventes;
16 vigias;
94 motoristas;
150 canoas com motor rabeta;
90 barcos;
Fazer a educação em nossa realidade, é um desafio que pede força de vontade, criatividade, vontade política e muito disposição para aprender e ensinar.