sábado, 16 de dezembro de 2006

13º Salário

"Todo empregado, incluíndo aí o rural, o de safra, o doméstico, o avulso, tem direito a uma gratificação correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês de trabalho".
Este sonho para os trabalhadores brasileiros se concretizou em 1962 com a chegada da Lei 4090 de 13 de julho e regulamentada pelo Decreto 57.155 de 11 de novembro de 1965. Três anos de espera para a realização de um sonho.
Chamada de gratificação de natal pelos nossos legisladores e conhecida popularmente como o 13º salário, os rabalhadores ficam esperando pelo dia em que vão pagar as dívidas acumuladas durante todo o ano. Funcionário que não tem dívida ou ganha bem ou vive muito mal, pois o salário não dar para sustentar uma família dignamente. Isto estou falando de um assalariado professor ou assessor, imagine quem ganha um salário mínimo.
Esta foi a maior sacada na época da escravidão, quando nossos governantes entenderam que um salário mínimo iria deixar o povo pensar que é livre, no entanto sempre dependente da burguesia, pois vai depender sempre do chefe, de quem determina as suas funções e/ou a sua vida. Esta sacada se não me falha a memória foi dos ingleses e a sua famosa Revolução Industrial.
Voltando para o presente, penso no que estar acontecendo com mais ou menos 5.000 pessoas em Coari. Como está a cabeça deste povo que foi enganado com contratações no mercado de trabalho irregular, tendo que sair. O Trabalhador não é culpado por alguém o contratar, pensa ele que seus dirigentes estão atuando conforme a lei e fica feliz pelo mísero salário oferecido em troca do poder. O mundo é dos excluídos. Os excluídos fazem parte de um contingente perfeitamente idealizado para a manutenção do poder. Quando um trabalhador reclama de sua relação com o patrão, tem milhares de substitutos para o seu lugar.
O 13º salário em Coari vai ser o marco para a entrado no desemprego.
Como posso desejar um feliz natal e próspero ano novo?