domingo, 8 de outubro de 2006

Leis de Coari


Estive Diretor da Câmara Municipal de Coari e tenho dois orgulhos da nossa administração:
1. O Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos funcionários da Câmara foi eleborado pelos próprios funcionários, ficando o salário básico do efetivo em R$ 870,00, com leis para o próximo presidente respeitar a correção anual.
2. Digitalização de todas as leis que encontramos nos arquivos da Câmara Municipal de Coari. Todo coariense pode pedir o CD produzido pela própria Câmara e preparar seu próprio estudo.
Ao Lado, na foto, está uma Lei que dispões sobre a criação do posto de Assistência Dentária do Município de Coari. Lei 02, de 24 de dezembro de 1.947, assinada pelo Anthenor de albuquerque Leitão.
Implantamos a Gestão Participativa, mas não foi bem entendida, pois só recebíamos denúncias da oposição e nenhuma ajuda para administrarmos melhor.
O interessante foi o Sindicato dos Servidores Públicos participar prejudicando e/ou exigindo dos funcionários a sua participação de uma maneira conflitante com a administração.
Espero que as nossas discursões nos levem a algum ponto que nos seja coerente.
Tentei ser um professor-administrador e caminhar com a sociedade. Talvez não tenha consiguido, mas foi tentado.

Rio Amazonas

O Rio Amazonas provoca nos caboclos amazônicos uma sensação de amizade sem fim. No entanto, o homem consegue destruir esta amizade, como consegue destruir tudo ao seu redor. Ainda bem que somos seres pensantes e na maior dificuldade, talvez consigamos romper com esta ganância que provoca tanta destruição.
Dois pensamentos me intrigam:
Todo o ano o rio enche e seca,
Todo ano estragamos peixe.
Tá certo que a seca nestes últimos anos está deixando muito mais caboclos na miséria e na época da fartura continuamos jogando toneladas de peixe no lixo.
Qualquer investimento simples de congelamento de peixes na época da fartura em todo o Amazonas trará benefícios empregatícios para muitas famílias e este peixe congelado seria distribuído quando chegasse a vazante muito forte, não deixando muita gente passar fome.
Este investimento seria uma das soluções viáveis.