quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Ditadura

Autora: Luciana do 1B.

"A América Latina é marcada pelas ditaduras, o sistema está acima de tudo, um cidadão, não pode contrariar o governo, se ele contrariar será punido com rigor. Na escola do mesmo modo os alunos tem que seguir muitas regras como: fardamento, fazer filas, ser obediente a uma pessoa, que muitas vezes está errada, mas os alunos não podem ir contra essa pessoa. O aluno fica submisso a muitas regras. Como os alunos devem buscar a sua liberdade? Essa é uma pergunta que muitos querem obter a resposta.
No meu ponto de vista como aluna da rede pública de ensino, o único modo é a união da classe estudantil, os alunos devem organizar-se, fazendo associações para que juntos os alunos busquem a sua tão sonhada liberdade, pois, se o aluno for através de seus direitos, ele será repreendido e consequentemente até expulso da escola. Pelo que podemos notar esse quadro vai custar a mudar, devido ao sistema que impõe todas as regras".

Texto copiado na íntegra de uma aluna do 1o B da Escola Estadual João Vieira.

Obs: Como atividade, cada aluno tinha que entregar 10 textos com temas pré-discutidos em sala de aula e tinham prazos deteminados.