segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Curiosidades: COARI III

Em 13 de maio de 1932, o então capitão da Força policial do Amazonas, Prefeito Alexandre Montoril, inaugurou a usina elétrica, que iluminou toda a cidade e um poço de água potável, com bomba a vapor, que segundo Anisio Jobim, abastecia todos os coarienses.

Leitura Obrigatória: Homero

A origem da literatura mundial está "no maior poeta da humanidade", que viveu há 850 anos antes de Cristo. Escreveu "Ilíada" e "Odisséia":
Ilíada: Tem como tema a lendária guerra de Tróia, que durou 10 anos. A obra destaca o heroísmo dos guerreiros gregos, especialmente o de Aquiles, com seu calcanhar frágil, o entusiasmo dos defensores e as artimanhas dos sitiantes, que culminou com a construção do famoso cavalo de tróia.
Odisséia: É uma sequência de Ilíada. Depois de encerrada a guerra de Tróia, um dos heróis, o guerreiro Ulisses, empreende a viagem de retorno à pátria, a ilha de Ítaca, da qual era rei. Esta viagem durou em torno de 10 anos e é toda desenvolvida no mar, onde encontra sereias, ninfas, monstros, etc...
A literatura nos trás à tona o meio em que vivemos, conhecendo o nosso passado para ingressarmos de uma maneira consciente em nosso futuro.
Fonte: Biblioteca Virtual do Amazonas - Estudo literário de João Batista Gomes.