quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Homossexualismo

Vale a pena ler este texto:
Autor: Åsa Dahlström Heuser
"Houve um tempo em que ser canhoto era considerado um sinal demoníaco. Crianças canhotas tinham a mão esquerda amarrada para obrigá-las a escrever com a direita. Canhotos não eram "normais". Houve um tempo em que se ensinava que a masturbação era um pecado terrível e levava à loucura. Masturbação não era "normal". Há menos de um século era senso comum que a mulher não tinha capacidade mental suficiente para votar. Mulher querer estudar não era "normal". Até há pouco mais de 100 anos, os negros eram considerados inferiores e sujeitos à escravidão. Negro querer ser livre não era "normal".
Mas o que é "normal"? A palavra "normal" vem de "norma", "regra". E o que são normas e regras? São apenas aquilo que uma sociedade determina como sendo o comportamento comumente aceito naquele momento, naquele lugar. Com relação a todas as "normalidades" descritas acima, hoje é comumente aceito que aquilo estava errado, e ninguém questiona mais o direito do canhoto, da mulher ou do negro.
Atualmente determinados setores conservadores religiosos vêm a público para dizer que ser homossexual não é "normal". Baseados em quê dizem isso? Baseados em manuscritos com quase 3.000 anos de idade, escritos em uma época que absolutamente nada se sabia sobre genética e psicologia, uma época em que era imperativo ter o máximo de filhos possíveis para povoar uma terra antes que outros povos o fizesse. As circunstâncias daquele tempo eram totalmente diferentes do ambiente que enfrentamos hoje, e precisamos rever os nossos conceitos.
Em primeiro lugar, há pesquisas indicando que a proporção de indivíduos homossexuais em qualquer sociedade estudada e em qualquer época é sempre constante (entre 5 e 10%), não importando se reprimido ou tolerado. Também se sabe que a teoria de que determinadas circunstâncias desencadeavam a homossexualidade, como mãe dominadora e pai, ou ausente, ou muito violento, já caiu por terra há 30 anos. A psiquiatria deixou de considerar a homossexualidade como um distúrbio mental há várias décadas.
Parece que está na hora das pessoas comuns saberem mais sobre o assunto. Está na hora do assunto ser tratado mais abertamente pela mídia. Afinal, qual a origem da homossexualidade? Tem que ser algo muito forte, se acontece apesar da repressão e do preconceito, e não se pode dizer que é mau exemplo, pois praticamente todo homossexual foi criado e educado por pais heterossexuais.
Há muitas pesquisas recentes, inclusive no campo da genética, que lançam alguma luz sobre o assunto, e que ajudariam as pessoas a compreender que a homossexualidade não é uma escolha propriamente dita, mas algo que a pessoa simplesmente é".

Processo Legislativo


No dia 13 de dezembro estará acontecendo as eleições na Câmara Municipal de Coari para a escolha de uma nova mesa diretora.
A Lei Orgânica do Municipio de Coari fala que a eleição deve acontecer na última reunião do biênio, com isso, vamos ver a apresentação de uma nova mesa. Esperamos que a nova administração consiga interagir com a população, fornecendo e recebendo informações que engrandeçam tanto aos vereadores quanto à população.
As mudanças nos trazem medo, mas também esperanças para melhorarmos o convívio social, participando com consciência e cidadania.
Conhecendo as leis, saberemos os nossos deveres e direitos e talvez num futuro próximo, consigamos mudar a nossa realidade.