segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Leitura

Este final de semana acabei de ler dois livros. Como estou ficando preguiçoso, a leitura também está, mas vamos lá...
No primeiro livro, fiquei triste em conhecer o lado prostituta da famosa garota de programa Bruna Surfistinha. O seu livro retrata a sua vida em duas fazes, uma vai contando a sua relação com a família e a outra vai relatando os seus casos/programas. A relação em família não foi bem agradável, tenho muita pena dos seus pais, que tiveram que suportar uma filha paranóica, não que eu seja santo e recuse a vida de prostituta, mas vamos lá, a Bruna Surfistinha não era só uma garota de programa, era uma doida de programa. Em seu livro "O Doce Veneno do Escopião: O diário de uma garota de programa", a Bruna Surfistinha mostra um lado extremamente ruim de sua vida. Aos 17 anos já aprontava todas, forçando seus pais a colocarem em escolas diferentes pela má fama por onde passava, além de usar todo tipo de drogas. Uma vida sem pespectivas, pois o que ganhava com o seu trabalho queimava tudo com drogas. Masturbava os colegas de escola nos bailes quando ainda era virgem. Fazia todo tipo de programa, não pelo dinheiro que talvez justificasse, mas pelo prazer e curiosidade. Como relata a "Chuva Negra" que teve que defecar em cima de um doido e a "chuva Dourada" que é a mijada também em cima de pessoas. Ainda bem que não sou o pai desta lesa, pois leseira deste tipo só prejudicou seus pais adotivos.
A outra leitura são discursos promovidos pelo Aldous huxlei em 1959, com o tema principal: "A Situação Humana". Faz um relato inteligente sobre a passagem da raça humana na terra, discutindo as adversidades do mundo humano, as combinações da hereditariedade e o meio ambiente e suas transformações no ser humano. Esta palestras foram realizadas na Universidade da California, Santa Bárbara, em duas partes, de fevereiro a maio e de setembro a dezembro.
Ele próprio as define: "Meu modesto tema é a Situação Humana, e começarei com os fundamentos biológicos, depois passarei ao grande determinante da civilização moderna - a técnica em todos os campos da atividade humana e seus efeitos na ordem social e política".
Dois temas totalmentes diferentes. O primeiro nos entristece, por saber que existe pessoas que sentem prazer em se destruir. O segundo nos engrandece, também por saber que existe pessoas que tentam compreender o mundo, nos remetendo a um pensamento crítico, voltado para as relaçoes hummanas e de como consertá-las.