segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Egocentrismo


Lendo uma publicação que fala de Aristóteles e vendo como ele vivia, me sentir triste, pois estou vivendo do mesmo jeito, isto é, só pensando em mim. Leio e tento aprender todos os dias novas coisas e me concentro o máximo possível em entender o mundo ao meu redor. no entanto, não faço nada daquilo que estou aprendendo, não faço nada por ninguém, não participo de nenhum grupo ou organização que faça alguma coisa pela sociedade.

Vejo todos pedindo para tomarmos partido, principalmente politicamente, mas ninguém se prepara para realmente investir suas energias na procura de um futuro melhor. Quando professor - estou afastado - pelo menos tentava discutir os assuntos com os meus alunos. Agora a vida tá passando e eu aqui na praça dado milho aos pombos.

E ainda tento compreender o mundo, mas se não participar dele não há como compreendê-lo. Juro que vou tentar mudar, fazer alguma coisa pela nossa sobrevivência aqui nesta terra de ninguém.

Lutar de olhos vendados é comum para todos nós, meros seres humanos.

Processo Legislativo IV

Continuando na verificação de Leis, encontrei a tabela de vencimentos da Lei 001/2005 de 13 de dezembro de 2005, que "dispõe sobre os quadros de cargos e funções públicas do poder legislativo municipal..."
Até hoje fico pasmado pelo que foi realizado na Câmara Municipal de Coari, com relação aos funcionários. Eles conseguiram aprovar o plano de cargos, carreiras e salários por unanimidade pelos vereadores. O plano foi idealizado por uma comissão de funcionários e a direção da Câmara cedeu advogado para exclarecer e/ou ajudar no que fosse necessário.
Os funcionáios não recebiam aumento desde o concurso de 1997, quando foram empossados. Com esta Lei, eles não vão, pelo menos essa é a idéia inicial, depender tanto da presidência, pois a lei institui o plano de carreira com os respectivos valores salariais.
Só para se ter uma idéia, um professor especialista recebe pelo estado em média R$ 850,00 e na Câmara o menor salário é de R$ 870,00.
Pelo menos esta conquista foi implantada na tão sonhada e idealizada "Gestão Participativa" que por sinal teve poucas participações. Não atingimos o esperado.
Na Câmara se encontra digitalizada todas as leis encontradas em seu arquivo. Todo cidadão pode solicitar um CD com todos os decretos e leis de Coari.
Não gostei desta parte. É muito difícil tentar administrar um poder público isento de todos os tipos de pressões. Acho que acontece em todo o lugar, em todo serviço prestado. Sempre trabalhamos com superiores que não gostam de socializar os problemas enfrentados pela administração.
Por isso as pessoas não conhecem seus direitos e deveres.
Pelos menos agora já sabemos os valores que Coari recebe e tentamos imaginar onde são desperdiçados, desculpe errei, investidos.