terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Um Leso Coariense

Ser cidadão implica em muitas responsabilidades, significa estar atento a todos os acontecimentos, tanto passado quanto presente, para se ter a certeza no planejamento do futuro.
"A consciência é uma qualidade da mente considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente".
Será que temos consciência?
Viver num mundo de fantasia é o que mais se faz atualmente, e o coariense não está fora desta visão distorcida da realidade. Vemos a construção de escolas e não vemos as necessidades dos professores e alunos. Vemos a inauguração de quadras poliesportivas e não vemos as necessidades para a formação de um atleta.
Coari hoje está vivendo num mundo de fantasia imposta pela construção do gasoduto Coari-Manaus. Enquanto os pais estão tendo a chance de emprego, os filhos estão se drogando e se prostituindo, aumentando em muito a criminalidade, a falta de respeito pela sociedade, as doenças sexualmente transmissíveis, o número alarmante de abortos e de gestações na pré-adolescência.
Enquanto mostramos Coari como a "Rainha do Solimões", nossa populção está morrendo de fome. A renda é para poucos, a maioria está vivendo na pobreza, famílias se juntando numa só casa. Coari está inchando e não crescendo como deveria, através de um planejamento coerente.
Quanto mais lemos, mais estudamos, ficamos mais incoscientes. Será que não está na hora de investir os impostos desta obra em educação, voltada não para os empreiteiros e sim para a formação do povo coariense.
Leseira é fundamental, mas não tanto.