segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Terra de Icamiabas

Autor: Abguar Bastos Damasceno.

O livro foi primeiramente publicado em 1932 com o título "Amazônia que ninguém sabe". Em sua revisão, em 1934, ganhou o título definitivo: "Terra de Icamiaba".
Abguar denuncia a exploração a Amazônia por estrangeiros que vem enriquecer como regatões, enganando os ribeirinhos. Bepe, o herói, acredita numa Amazônia revolucionária.
O romance começa com uma descrição lírico-poética do lago do Badajós.
A família do herói Bepe foge da seca do Ceará, instalando-se no interior. O romance acontece na época do governo de Getúlio Vargas e da decadência da exploração da borracha, onde Bepe paga as contas do pai junto ao regatão e recupera as suas terras. Convoca o povo para uma revolução contra o mando dos estrangeiros, os famosos regatões, mas o confronto com os soldados o fez fugir para a terra prometida, a Terra de Icamiabas, onde assim como as guerreiras lendárias, viveriam em paz e harmonia, com justiça social.

INTERESSANTE

Fiquei perplexo numa viagem que fiz à Manaus no motor Maresia I e no porto de Manaus, Manaus Moderna, a Capitania dos Portos nos parou e pediu para todo mundo sair do barco, depois da recontagem, verifiquei que, mais ou menos, umas setenta pessoas ficaram de fora da contagem e pegaram outro motor. Burlaram a fiscalização e nos encontraram depois do furo do Murituba.
Moral da história: A população não acredita nas nossas entidades e não tem noção do perigo. O dono da embarcação não tem nenhum compromisso com a segurança de seus clientes, que mantêm o seu negócio funcionando.
Não temos consciência de nada.