quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

O Resgate

A Campanha da Fraternidade deste ano resgata o que a Igreja Católica destruiu, a cultura dos índios brasileiros. Com o intuito de “salvar vidas”, a igreja entrou no mundo das aldeias e a disputa entre culturas foi desumana, provocando o interesse do caboclo amazonense pelas riquezas adotadas nas civilizações européias.
O sistema de aculturamento foi todo embasado na enganação, na desestruturação dos povos indígenas, buscando sempre dar suporte para a manutenção da classe dominante, não importando sua origem, poderia ser espanhola, portuguesa, francesa, etc, contando que também participasse das riquezas da nova terra.
Não podemos afirmar que uma cultura seja melhor que a outra, pois seria arrogância demais. Ainda assim, Pode-se aprender muito com um estudo detalhado do modo de vida dos povos indígenas. Suas relações sociais podem servir como exemplo ou não. O que não se pode é destruir.
O que está imperando atualmente é uma pequena mudança na igreja católica. Uma prova disto foi o pedido de perdão ao Galileu Galilei e esta Campanha da Fraternidade, respeitando os povos indígenas.
A Igreja Católica está deixando de ser burra. Ai entra em cena os Evangélicos, invadindo o que restou das tribos amazônicas, transformando-as em cristãos.
É certeza que o cristianismo está na época da inquisição, matando não os excomungados e sim a parte mais importante de um povo, a sua identidade cultural.

Há. A manutenção do poder continua.