terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Um Leso Coariense

Ser cidadão implica em muitas responsabilidades, significa estar atento a todos os acontecimentos, tanto passado quanto presente, para se ter a certeza no planejamento do futuro.
"A consciência é uma qualidade da mente considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente".
Será que temos consciência?
Viver num mundo de fantasia é o que mais se faz atualmente, e o coariense não está fora desta visão distorcida da realidade. Vemos a construção de escolas e não vemos as necessidades dos professores e alunos. Vemos a inauguração de quadras poliesportivas e não vemos as necessidades para a formação de um atleta.
Coari hoje está vivendo num mundo de fantasia imposta pela construção do gasoduto Coari-Manaus. Enquanto os pais estão tendo a chance de emprego, os filhos estão se drogando e se prostituindo, aumentando em muito a criminalidade, a falta de respeito pela sociedade, as doenças sexualmente transmissíveis, o número alarmante de abortos e de gestações na pré-adolescência.
Enquanto mostramos Coari como a "Rainha do Solimões", nossa populção está morrendo de fome. A renda é para poucos, a maioria está vivendo na pobreza, famílias se juntando numa só casa. Coari está inchando e não crescendo como deveria, através de um planejamento coerente.
Quanto mais lemos, mais estudamos, ficamos mais incoscientes. Será que não está na hora de investir os impostos desta obra em educação, voltada não para os empreiteiros e sim para a formação do povo coariense.
Leseira é fundamental, mas não tanto.

2 comentários:

Anônimo disse...

GOSTEI DESSA PUBLICAÇÃO, QUERO COMENTAR UM POUQUINHO.
Como vc falou....
O que importa tantos ginásios poliesportivo, tantas praças?, se a população não tem condições de comprar um tênis para praticar esporte, se não tem um centavo para ir a praça lanchar com sua família.
Mas mesmo assim a maioria da população fica feliz satisfeito e diz: "pelo menos ele faz", que bela frase, para um pobre cidadão, que tem uma visão tão pequena. Mas, até endendemos que muitos são analfabetos e não entendem mesmo, outros entendem mas não podem fazer nada, e outros entendem, podem, vêm, mas fingem.

Carlos Coelho disse...

Não sou de Coari, estive por quinze dias aí e percebi que os trabalhadores do comércio são escravos, eles trabalham o ano todo sem folga. Esta situação tem que ser denunciada para o Ministério do Trabalho. Esta exploração não pode continuar, todos os trabalhadores têm direito a uma folga por semana no mínimo e o Ministério do Trabalho sabe muito bem disso, mesmo quem não trabalha com carteira assinada também tem este direito.