segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

CÉLULAS-TRONCO

As questões éticas são discutidas pela comunidade científica e religiosa sobre o estudo das células-tronco. De um lado está a ciência, com proposta inovadoras de curas milagrosas nos tecidos e/ou órgãos defeituosos. Do outro lado, existem as questões éticas trazidas pela manipulação de células de seres humanos. O aborto e uma das causas principais desta discussão.
A fecundação do óvulo pelo espermatozóide inicia uma seqüência de reproduções celulares que vem a formar os órgãos do corpo humano. O núcleo de interesse de pesquisa das células-tronco está no seu modo de reprodução, pois elas, no início, reproduzem a si mesmas e mais tarde produzem outras células para a formação de todos os tecidos necessários na formação do organismo vivo. No início é só uma célula, o ovo, que lentamente se multiplica, com quatro dias, o embrião tem cerca de 40 células formando duas esferas ocas, uma dentro da outra. A de dentro formará o feto, enquanto a de fora, a placenta. As células que irão formar o feto, é feita de células-tronco.
Extraídas do embrião, podem se transformar em qualquer órgão do corpo.
A proposta deste estudo é grandiosa na cura:
Doenças neuro-degenerativas – novos neurônios.
Mal de Huntington – correção de neurônios.
Mal de Alzheimer – correção de neurônios.
Mal de Parkinson – correção de neurônios.
Paralisia – corrigem-se os danos causados à espinha dorsal.
Enfarte – recuperação dos tecidos cardíacos.
Cirrose e Hepatite – recuperação de células do fígado.
Diabetes – células novas para a produção de insulina.
Queimadura – regeneração dos tecidos da pele.
Artrite – regeneração de embriões.
Osseoartite – restaura a ligação de ossos e tendões.
Transplantes – células-tronco geram qualquer órgão.
Mas, para se conseguir estudar tantas esperanças, é necessário se pensar em como adquirir as células-tronco. Quando se retira dos embriões, implica na destruição dele.
Conforme as religiões, no ato da fecundação do espermatozóide com o óvulo acontecem a vida, pois se retirar a células-tronco do embrião provocará aborto. A Igreja Católica defende a existência de vida humana desde a fecundação, como algo divino. O Islamismo condena a clonagem terapêutica, aceitando a doação de órgãos como a solução para a cura destas doenças. Quanto ao Judaísmo, a clonagem é condenada firmemente. Já o Espiritismo, aceita em parte, mas condena a manipulação de células-tronco sem a preocupação com questões espirituais.
Todos os pensamentos estão voltados para a questão do aborto. Devemos discutir se a vida começa na hora da fecundação, no nascimento ou na tomada de consciência do indivíduo.
Para verificarmos necessitamos conhecer as células-tronco:
Totipotentes ou embrionária: conseguem dar origem a qualquer um dos 216 tecidos que formam o corpo humano.
Pluripotentes: quase todos os tecidos.
Multipotentes; em alguns tecidos apenas.
As células-tronco necessárias para a cura de tantas doenças e para a continuidade das pesquisas são as embrionárias, portanto as que necessitam ser tiradas depois da fecundação, provocando o aborto, tão proibidos pelas religiões.
A única certeza é que as células-tronco de origem embrionária conseguem se transformar em qualquer tecido do organismo, portanto essencial para a continuidade da vida de muitos doentes.

6 comentários:

Anônimo disse...

ESTE BLOGGER ESTÁ DE CARA NOVA, E SO FALANDO DE COIZAS BOAS...


Você comprou o seu diploma ???

Coiza ????

Faz favor ne nao queria ser seu aluno

Anônimo disse...

ba vai s fude tu nao sabe nem quemtu e

Anônimo disse...

Pô galera...um assunto tão delicado e vocês brigando...acorda né? mais fala verdade!! COISA com Z...rsrsrs

Anônimo disse...

eu quero que todos que deixarao comentario aqui vao tomar no meio do cu seus filha da puta

Anônimo disse...

Que idiotas! Sabia que todo mundo erra o.õ

Pô galera...um assunto tão delicado e vocês brigando...acorda né? [2]

Anônimo disse...

Erros gramaticais as vezez passam despercebidos diante de um assunto tao serio. Acho que pior que erros gramaticais e a falta de educaçao. Vivemos na democracia se vc nao gostou entao nao abra o blog nem para ver comentarios direcionados a voce. Talvez procure ler mais. Porque seu senso critico e mt baixo. Nao apresentastes fundamento para tal critica. O que deu para entender que essa sua revolta e pessoal e nao de alguem culto que esteja por dentro das noticias.