quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Coari em Destaque

A Escola de Samba “A Grande Família” com cerca de 4.000 componentes vai apresentar o tema Coari, a cara de um Brasil que Cabral não viu”. Tema inteligente que nos remete a pensar sobre o município de Coari, desde a sua formação até os dias de hoje. Deu-me vontade de escrever um livro sobre o passado, o presente e o futuro do município de Coari. Falta-me coragem e tempo.
Cabral não teve a oportunidade de ver toda a Região Amazônica com suas maravilhosas florestas tropicais e as fundações dos municípios amazonenses. Estamos vivendo a realidade atual da região, com desmatamentos exagerados, violência sem limites, mau tratos aos donos das terras – o caboclo, falta de empreendimentos e perspectivas para um povo sofredor na beira dos igarapés, lagos e do Rio Amazonas.
Esperamos um estudo detalhado da real situação do município de Coari, mostrando os prós e os contras de uma cidade iluminada por seus habitantes e apagada pelos seus representantes.
Nestes tempos, Coari encontra-se abandonada, sem perspectiva de vida útil, pois todos nós dependemos do poder público, federal, estadual ou municipal. Em todo esse tempo não foi realizado nenhum investimento que pudesse trazer empregos para os coarienses.
Márcio Souza fala da época do apogeu da borracha, onde os amazonenses só extraíram e gastaram todo o lucro comprando o luxo da França e a tecnologia da Inglaterra – Porto de lenha tu nunca serás Liverpool – não planejando nada para o futuro, nem em curto prazo e nem a médio ou longo prazo.
Coari é um município rico devido ao Royalties e ICMS.
Será que iremos fazer algo ou repetiremos a história onde os coronéis de barrando enriqueciam e os estrangeiros aproveitavam para tirar uma casquinha.

Obs. Coari já tem Coronel de Barranco para mandar e os estrangeiros para usufruir os melhores salários do nosso poder público.

Um comentário:

Anônimo disse...

vc esta falando a mais pura verdade ,eu sou coarience com muito orgulho mas me resido em manaus.jadson